Pular para o conteúdo principal

Audiolivro: uma estratégia para uma leitura amplificadora

  


   O audiolivro é uma tecnologia disponível para nós acessarmos um mundo de ideias e conhecimentos que às vezes fica restrito pelas condições que a vida nos dá, seja ela a correria, a falta de visão ou alguma condição adversa, a falta de alfabetização ou outras questões que não tenho em minha mente aqui. 
   Podemos partir daqui para a minha experiência com o audiolivro para que você entenda e, quem sabe, resolva adotar esta prática em conjunto à leitura do texto gráfico. 
   Como professora de Língua Portuguesa, eu queria ter a experiência do Audiolivro e não tinha tempo, então propus aos meus alunos do sétimo ano de 2012 para que fizéssemos a audição do livro "Meu pé de laranja lima", e em conjunto anotássemos as nossas impressões, quem eram os personagens e onde se passava, para que pudéssemos nos lembrar posteriormente. Não levou muitas aulas, e o livro é muito envolvente e para ajudar retrata um garoto muito parecido com eles, mas de um tempo muito anterior. Eu adorei a experiência, e tenho contato com alguns alunos da época,sei que alguns são leitores, mas não sei se praticam a audição. Não é uma mídia comum de encontrar.
   Em 2016 eu tive a chance de estar em um projeto de leitura com os quartos nos da escola que lecionei e resolvi fazer um projeto diferenciado com o audiolivro do O pequeno príncipe, no qual a gente ouvia o livro com os olhos vendados, para atenuar o foco na audição, e eu desenhava na lousa para que quando eles fossem desvendados tivessem sempre uma surpresa nova. Conversávamos sobre os capítulos, aprendemos a fazer dobraduras, a pintar com técnicas de lápis de cor, fizemos apresentações maravilhosas com as professoras regentes das turmas e os alunos nunca se esqueceram.
   Tornei-me professora da sala de leitura e desde então pratico um audio-livro todo ano, seja com contos curtos ou romances, diários, poemas ou qualquer que seja o gênero. A intenção é dar mais opções de acessibilidade para os alunos, nunca deixando as outras mídias de lado, pois a leitura do material impresso é sempre o carro chefe, seguida da digital.
   Bem, eu posso elencar aqui alguns dos benefícios de ouvir um livro:





  1. Uma das vantagens do audiolivro é a possibilidade de aproveitar melhor o tempo com multitarefas: muitas pessoas adoram ouvir audiolivros na academia, caminhando, no transporte público, dirigindo, cozinhando, limpando a casa ou, até mesmo, tomando banho.
  2. escutar uma biografia é bem mais interessante do que ler a história
  3. É muito prático deixar aquele seu app de música só para as músicas e um outro para o audiolivro, assim você não perde onde parou de ouvir e tem maior controle de seu audiolivro, para conseguir utilizar nas multitarefas.
  4. Um dos benefícios do audiolivro está no fato de que muitas informações são processadas no cérebro simultaneamente enquanto se escuta uma versão em áudio de um livro.
  5. Ao ouvir um livro de mistério ou suspense, o cérebro constantemente tenta especular certos resultados e eventos.
  6. O cérebro também se esforça para relacionar um evento ao outro, buscando o sentido na história. Tudo isso, por sua vez, aguça a mente e aprimora as habilidades de pensamento crítico e analítico.
  7. ajuda a entender como funciona a velocidade de leitura, as pausas, as tensões e as entonações. Isso contribui não só na alfabetização, mas também no estudo de outras línguas.
  8. faz com que o usuário precise lembrar de muitos detalhes: nome dos personagens e suas características, nome dos lugares, a sequência de eventos, conversas importantes, entre outros.
  9. Os audiolivros são um excelente recurso para pessoas com deficiências visuais e outros transtornos de leitura, como dislexia, hiperlexia, entre outros.
  10. É uma experiência prazeiroza.
  11. a voz tem uma capacidade cativante, já que carrega uma pessoalidade maior, que um texto não tem.
  12. Ouvir livros que você talvez não leria... por exemplo, os de autoajuda... esses eu ouço... mas não me peça para ler.
  13. a audição em conjunto à leitura do texto gráfico, seja digital ou impresso é uma experiência que você precisa conhecer, é sério, tenta!
  14. Ler mais de um livro ao mesmo tempo é um tema polêmico: tem quem ame e quem odeie! Eu adoro a ideia, e com o audiolivro eu consigo fazer isso muito mais, acabo lendo 4 livros ao mesmo tempo.
  15. Estimular a concentração, depois que pega o jeito, é claro.
  16. Ler mais livros por mês.
  17. Ler o mesmo livro de novo.










PS: além de minhas próprias observações, há pesquisas em sites e blogues da internet para os elementos de benefícios da audição de um livro.


#bomhabito #habitosaudável #habitossaudaveis #habito #hábito #leitura #leituradodia #leituras #leituradiaria #leituraatual #ler #leia #leiamais #leiasempre #lendo #lettering #letteringbrasil #ilustração #ilustration #ilustracion #inktoberbr #inktober #marcador #lápisdecor #desenhofeitoamao #arte #artistabrasileira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poema unicórnio

 Se eu paro A paralisia é um sinal Mas o diagnóstico É possível  Da passividade  Do profissional E não de mim Se há veneno Ou é psicossomático O corpo É social Posso falar Mas a audição É real ou virtual? A minha ação não  Faz mais que  condição  E o planejamento Condiz com a prática E a ática  Reverberação dissociativa Literária precisa de uma Relação interlocutiva Ou não Não mais Não mais Não mais O resultado é solitude É solidão É produto  Não é reduzido É produto Pro du to A di ver são  A ca bou 16/4/2021

Poema de sete outras faces

Quando nasci um anjo torto desses que vivem na sombra disse: vai, Carlos, ser gauche na vida Eu olhei em volta, mas eu estava sozinha, Então, nadinha eu entendi. As casas espiam os moleques que batem a bola no meu portão, A tarde talvez fosse azul se eu não tivesse me tornado a bruxa do setenta e um O monotrilho passa cheio de pernas pernas brancas, pretas, amarelas é no que acredito, pois é muito rápido e já não enxergo bem sem óculos! Passando dos quarenta, é ladeira abaixo! A mulher atrás do bigode é sisuda, complacente, tem tiques fala mais do que deve tem poucos, raros amigos A mulher atrás dos óculos e do bigode  Meu Deus, porque me abandonaste? Se sabias que eu não era Deus Se sabia que eu era fraca Dívida, dívida, vasta dívida se eu não estivesse lívida passaria de mera rima a uma solução dívida, dívida, vasta dívida glórias ao crédito no meu cartão! Eu não devia te dizer mas essa lua mas esse gin com TNT da lata branca Botam-me pra dançar até com o diabo!   18/4/2023

Noção de tempo

Sua vida, que não parecia   Que chegaria tão longe, chegou até aqui,  E sem manual.  Sua vinda, que parecia mais como uma lista  Do que você não devia… Uma constante luta.  Está hoje tal qual:  O partido é você.  A busca, a definição,  O rótulo, a religião,  A completude, o sim e o não...  Alma, sentimento, coração, buscando autorização. O meu, o mim, o de mim,  O para mim, o peso, posse,  Permissividade e o assim,   E se, e se, e se fosse...  Hoje, mais que nunca  Na completude da subjetividade  Na relatividade  Das suas escolhas Que o que realmente trunca  São os outros e suas bolhas  Se você quiser estourá-las.  Habitá-las,  Coelha-las.   7/4/2019